USP Analisa: Tecnologia e Redes Sociais

O Brasil é líder mundial em tempo gasto nas redes sociais. A média é 60% maior do que o resto do planeta. Atrás do Brasil estão Filipinas, Tailândia,Colômbia e Peru. Os dados são da pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015.

Os brasileiros gastam em média 650 horas por mês em redes sociais e 290 horas por mês em portais de notícia e entretenimento. Na América Latina, o Brasil é de longe o país que mais passa tempo na internet. O Brasil tinha 78,1 milhões de usuários mensais ativos, isto é, que acessam uma rede social ao menos uma vez por mês, em 2014. O número subiu para 86,5 milhões em 2015 e até metade do ano passado eram 93,2 milhões. A projeção é atingir 105 milhões conectados nas redes sociais em 2020. O estudo é da empresa eMarketer.

Para discutir a importância das tecnologias das redes sociais no comportamento contemporâneo, convidamos o professor Marco Antônio de Almeida do departamento de educação da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP de Ribeirão Preto, e a jornalista e professora de jornalismo da Unaerp Vanete Zuppolini Barbi, especialista em mídia digital.

O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

VOCÊ PODE GOSTAR ...