Presença do campus auxilia desenvolvimento da cidade

O campus de uma universidade pode ser comparado a um pequeno município. Na USP Ribeirão Preto, por exemplo, circulam diariamente uma população de aproximadamente 14 mil pessoas e nove mil veículos. Para falar sobre os desafios que envolvem a gestão dessa estrutura e a importância dela para a cidade, o USP Analisa desta semana conversa com a prefeita do campus Ribeirão Preto da USP e docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Cláudia Souza Passador.

Ela explica que as pesquisas produzidas pela universidade podem até mesmo direcionar o desenvolvimento do município. “Nós temos aqui na região um arranjo produtivo local de equipamentos médico-hospitalares que jamais existiria sem a presença da universidade. São os nossos docentes e pesquisadores que investigam justamente novos caminhos para essas atividades de sua especialidade e de alguma forma isso tem conexão com o mercado, desenvolvendo novas técnicas, novos produtos. Nesse sentido, [o campus] é muito interessante para a cidade economicamente”.

Além de investir em ações para integrar a população da cidade ao campus, como o oferecimento de atividades culturais e esportivas, Cláudia conta que há uma preocupação em proporcionar uma maior conexão entre os estudantes, principalmente por meio do conceito Smart Campus, que envolve tecnologia e busca criar espaços de multidisciplinaridade.

“A tecnologia não só é responsável pelas redes sociais, mas também pela segurança e pela inovação. Hoje existem esses espaços, por exemplo, das startups, então é uma coisa que a gente vem também incentivando. Mas se pessoas de áreas diferentes não se juntarem, dificilmente uma coisa muito inovadora vai ser criada, porque o mundo exige isso”.

A entrevista vai ao ar nesta quarta (24), às 21h, e no domingo (28), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.