Grupo do IEA-RP promove ciclo de debates sobre criminologia experimental e segurança pública

​​Para marcar o início de suas atividades em 2022, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 4 de fevereiro, a partir das 14h, o primeiro evento do Ciclo de Debates em Criminologia Experimental e Segurança Pública.

A palestrante será a docente da Faculdade de Direito e da Escola de Criminologia da Universidade do Porto, Portugal, Carla Sofia Cardoso. Ela vai abordar o que é a criminologia experimental e o que se pode esperar dessa área. O objetivo é ​levar informações sobre essa área do conhecimento e atrair pesquisadores do campo da criminologia para o grupo​ de pesquisa​, que está com edital aberto para submissão de experimentos até o dia 14 de fevereiro.

Carla Sofia Cardoso é graduada em Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutora em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Atualmente, é professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e docente responsável pela disciplina Criminologia Experimental da Escola de Criminologia da FDUP. Integra também o Observatório de Segurança e Impacto de Medidas de Intervenção na Cidade do Porto e a equipe europeia do Projeto SuCCESS (Strengthening Criminology Teaching Through Cooperation among European and South American Universities).

A moderação será feita pelo coordenador do grupo, o docente da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e do Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam-USP), Eduardo Saad-Diniz. A coordenação do evento é do professor Eduardo e da professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP Ruth Estêvão.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.