Conferência discute intervenção responsiva ao gênero no sistema de justiça juvenil

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP) promovem no dia 17 de julho, às 13h30, mais um evento de seu Ciclo de Conferências, desta vez abordando a importância de uma intervenção responsiva ao gênero no sistema de justiça juvenil.

A palestrante será a professora da Universidade de Maia Vera Duarte, que também atua como pesquisadora no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade do Minho. Ela vai fazer uma reflexão, a partir dos resultados de um projeto de investigação, sobre a importância de uma intervenção responsiva ao gênero no sistema de justiça juvenil português, problematizando a falta de consenso na resposta à questão: será que as diferenças de gênero justificam a utilização de avaliações de risco, instrumentos e intervenções diferenciadas?

Vera Duarte é socióloga com doutorado em Sociologia pela Universidade do Minho. Atualmente, é professora auxiliar no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e investigadora no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) na Universidade do Minho.Possui projeto sobre delinquência juvenil feminina financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Seu trabalho de docência, produção científica e investigação tem sido, predominantemente, nas áreas da delinquência juvenil, criminalidade feminina e sistema de justiça juvenil e metodologias qualitativas.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://rp.iea.usp.br/pesquisa/grupos-de-pesquisa/criminologia-experimental-e-seguranca-publica/.