Evento on-line aborda rotas tecnológicas sobre energias renováveis

Evento on-line aborda rotas tecnológicas sobre energias renováveis

A necessidade de transição para uma matriz energética sustentável trazida pelo aquecimento global criou uma crescente demanda por pesquisa, desenvolvimento e inovação para novas tecnologias que viabilizem a adoção dessas fontes energéticas e que resultaram no aumento constante de depósitos de patentes nos últimos anos. Para auxiliar pesquisadores que buscam identificar rotas tecnológicas nessa área, o Grupo de Pesquisa sobre Prospecção e Avaliação Tecnológica do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 21 de outubro, a partir das 14h, o evento on-line “Uma ferramenta para calcular o Main Path Analysis para rotas tecnológicas sobre energias renováveis baseado em patentes”.

O palestrante será o professor da Universidade Federal de Lavras Rafael Serapilha Durelli. O projeto que ele irá apresentar tem como principal objetivo criar um apoio computacional para calcular o Main Path Analysis [ferramenta matemática usada na análise de rotas tecnológicas], com o intuito de identificar rotas tecnológicas sobre energias renováveis baseadas em patentes. Como resultado da utilização do apoio computacional, espera-se mapear as principais rotas, identificar tecnologias promissoras e seus mercados-chave.

Rafael Serapilha Durelli é graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (Univem), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP com período sanduíche na Université Lille 1 – Sciences et Technologies. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Software Product Line, Reuse, Model-Driven Architecture (MDA) e Architecture-Driven Modernization (ADM). 

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o Grupo 

O Grupo de Pesquisa sobre Prospecção e Avaliação Tecnológica tem como objetivos o desenvolvimento e aprimoramento de modelos de análise de tendências tecnológicas e o desenvolvimento de metodologias para mensurar indicadores técnicos e financeiros para patentes e empresas de base tecnológica, respectivamente. Ao propor e aprimorar modelos de prospecção tecnológica, o grupo espera identificar oportunidades, tanto para empresas quanto para as instituições de ciência e tecnologia nacionais desenvolverem tecnologias competitivas em suas respectivas áreas. Também pretende identificar parceiros tecnológicos para empresas nacionais, de forma a incentivar a cooperação entre esse setor e a comunidade científica.

Para receber novidades sobre o Grupo, inscreva-se na newsletter ou no canal do IEA-RP no Telegram.

VOCÊ PODE GOSTAR ...