HISTÓRICO
Os Institutos de Estudos Avançados têm como missão pesquisar e discutir, de forma aprofundada e abrangente, questões fundamentais da ciência, da tecnologia, das artes e demais áreas do conhecimento. Na USP, o IEA foi criado em 1986, no campus Butantã.
O Campus da USP-Ribeirão Preto ocupa lugar de destaque na produção acadêmica e científica, respondendo por 24 cursos de graduação com 28 opções de formação, nas áreas de exatas biológicas e humanas e na pós-graduação com 36 programas de mestrado e 31 de doutorado, que faz com que cerca de 5 % de toda a produção científica nacional documentada na base de dados do ISI seja aqui produzida, além de inúmeros serviços de extensão. No entanto até o presente, o campus não possuía uma Unidade voltada à reflexão de questões acadêmicas mais abrangentes e que pudesse gerar ações integradoras de todas as várias Unidades aqui sediadas.
Desde 1999 os diretores das Unidades do Campus de Ribeirão Preto empreendem esforços para que o IEA estenda suas atividades a esse Campus através da criação de uma sede local. Com isso pretendia-se perenizar as atividades do IEA em nosso Campus, visto que o IEA já realizava eventos em nosso campus e promovia algumas atividades de curta duração. Finalmente, em 2009 a Magnífica Reitora Suely Vilela, após vários estudos de adequação regimentais empreendidos pelo IEA que permitiram a criação de Polos nos diversos campi da USP, aprovou a criação do Polo Ribeirão Preto.
O Polo foi inaugurado em 4 de novembro de 2009 e tem como objetivo promover a extensão e integração das atividades do IEA Campus de São Paulo ao Campus de Ribeirão Preto, mantendo efetiva cooperação e atendendo aos princípios gerais de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, alto nível científico e cultural, além do atendimento aos objetivos regionais acadêmicos e comunitários.
Em 23 de outubro de 2017, foi inaugurada a nova sede do polo. Instalada em um espaço de cerca de 400 metros quadrados, onde funcionava uma agência do Banco Santander, o local abrigará atividades dos grupos de estudos e de professores visitantes.
OBJETIVOS
- Realização de programas e projetos nas áreas do desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural, aproveitando-se da sólida base de recursos humanos e institucionais presentes no Campus de Ribeirão Preto.
- Buscar interação com os demais interlocutores locais e regionais como Incubadoras de Empresas, o futuro Parque Tecnológico, assim como com os vários centros de atividades culturais do País e do Exterior, colaborando na realização e divulgação de eventos.