Morre o professor emérito do IEA Sérgio Mascarenhas

Morre o professor emérito do IEA Sérgio Mascarenhas

A Ciência brasileira perdeu ontem (31) o físico-químico e professor emérito do Instituto de Estudos Avançados da USP Sérgio Mascarenhas de Oliveira. Sérgio tinha pesquisas relevantes em várias áreas, entre elas a medicina. Foi responsável pela criação do Instituto de Física e Química de São Carlos, no campus da USP, e da Embrapa Instrumentação. Figura importante na criação da Universidade Federal de São Carlos, foi seu primeiro reitor e também criou o primeiro curso de Engenharia de Materiais da América Latina nessa mesma universidade. Foi ainda professor visitante de algumas das principais universidades do mundo, como Princeton, Harvard e MIT.

Em 2005, foi diagnosticado com hidrocefalia. Indignado com o método de tratamento invasivo, que exigia a perfuração do crânio para aferir a pressão intracraniana, desenvolveu um método menos invasivo, no qual o aparelho é colocado no couro cabeludo do paciente. Certificado pela Anvisa em 2017, o dispositivo é utilizado hoje em diversos hospitais brasileiros.

No Instituto de Estudos Avançados, ajudou a criar o Polo São Carlos do instituto, no qual foi coordenador. Lá, também fundou e dirigiu o Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina (PIEPAL) e coordenou a Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA).

Leia a nota de pesar divulgada pela coordenação do IEA Polo Ribeirão Preto:

Em momento de profunda tristeza, comunicamos o falecimento do professor Sérgio Mascarenhas. Cientista visionário, inquieto e generoso, o professor Sérgio esteve sempre à frente de seu tempo, catalisando a consecução de novos projetos, concretizando ideias, agregando pessoas e conhecimentos aparentemente desconexos. Ensinando e aprendendo em meio à tempestade de ideias que jorravam de sua cabeça incansável, construiu uma obra que fica na forma de um legado imensurável de contribuições. O olhar para o futuro sem perder o passado de vista, como se via na figura mitológica do Janus, presença frequente em suas falas.

Sua ausência será profundamente sentida. Nossos sinceros pêsames à sua família nesse difícil momento. 

Antonio José da Costa Filho (coordenador do IEA-RP)
Oswaldo Baffa Filho (ex-coordenador do Polo e integrante do Conselho Consultivo do IEA-RP)

VOCÊ PODE GOSTAR ...