Professora da EERP assume coordenação do IEA-RP

A professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP Carla Aparecida Arena Ventura é a nova coordenadora do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto. A nomeação foi homologada pela reitoria da universidade nesta quinta, dia 3. É a primeira vez nos 14 anos de existência do polo que uma mulher assume a coordenação.

Carla ocupava desde 2019 o cargo de vice-coordenadora do IEA-RP e já tinha atuado no instituto anteriormente, representando o IEA, em 2018, em duas fases da Intercontinental Academia (ICA), um programa da University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), rede que reúne 36 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes.

A nova coordenadora do IEA-RP possui graduação em Relações Internacionais pela UnB e em Direito pela Unesp, especialização em Administração pela USP, mestrado em Direito pela Unesp e doutorado em Administração pela USP. Defendeu sua Livre Docência em 2011 pela EERP-USP, onde atualmente é professora titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Em 2020, foi indicada dentre as 250 mulheres protagonistas da ciência no Brasil pelo projeto Open Box da Ciência do Instituto Serrapilheira. Possui experiência nas áreas de Saúde e Enfermagem Global, Direito Internacional da Saúde e Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Bioética e Legislação em Enfermagem, Saúde Mental e Direitos Humanos, Participação e Controle Social e o Direito à Saúde, Diplomacia em Saúde e Enfermagem, Administração Pública e Metodologias Sistêmicas.

Para receber informações sobre atividades realizadas pelo IEA-RP, inscreva-se em nossa newsletter ou faça parte de nossos grupos de notícia no Whatsapp e no Telegram.