Seminário especial homenageia o físico Sérgio Mascarenhas

O Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, com apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove no dia 31 de maio, a partir das 16h, no Anfiteatro do Bloco Didático das Exatas, o seminário especial “Recordando Sérgio Mascarenhas: Celebrando sua Vida e Legado”.

O evento é uma homenagem ao físico e professor da USP Sérgio Mascarenhas de Oliveira, que faleceu em 2021. Entusiasta da pesquisa interdisciplinar e em particular da Física Médica, o docente colaborou continuamente com o departamento, sempre apoiando as iniciativas, em particular a criação dos cursos de pós-graduação e graduação. O seminário vai relembrar, por meio de depoimentos, os principais fatos de sua carreira.

O Anfiteatro do Bloco Didático das Exatas fica na sala 11 do Bloco 4 da FFCLRP.

Sobre Sérgio Mascarenhas

Físico-químico e professor emérito do Instituto de Estudos Avançados da USP, Sérgio Mascarenhas de Oliveira tinha pesquisas relevantes em várias áreas, entre elas a medicina. Foi responsável pela criação do Instituto de Física e Química de São Carlos, no campus da USP, e da Embrapa Instrumentação. Figura importante na criação da Universidade Federal de São Carlos, foi seu primeiro reitor e também criou o primeiro curso de Engenharia de Materiais da América Latina nessa mesma universidade. Foi ainda professor visitante de algumas das principais universidades do mundo, como Princeton, Harvard e MIT.

Em 2005, foi diagnosticado com hidrocefalia. Indignado com o método de tratamento invasivo, que exigia a perfuração do crânio para aferir a pressão intracraniana, desenvolveu um método menos invasivo, no qual o aparelho é colocado no couro cabeludo do paciente. Certificado pela Anvisa em 2017, o dispositivo é utilizado hoje em diversos hospitais brasileiros.

No Instituto de Estudos Avançados, ajudou a criar o Polo São Carlos, no qual foi coordenador. Lá, também fundou e dirigiu o Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina (PIEPAL) e coordenou a Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA).