Desafios e Propostas para o Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Século XXI

Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas
(Instituto de Física – USP São Carlos e IEA Polo São Carlos)
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto – USP
Data: 08/04/2011 (Sexta-feira)
Horário: 16:30h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

Cenários de Desafios em CTI para o século XXI. Mensagens Históricas da Grécia, Roma e Renascimento e a nova Era do Conhecimento Global. Inserção Virtuosa do Brasil na globalização através de nova cultura com ênfase na Ciência, Tecnologia e Inovação pelos vetores educacionais, sociais e econômicos. A Terceira Cultura necessária e a Grande Aliança Humanismo e Ciência. Políticas de Estado e algumas propostas específicas nas áreas de energia, saúde, educação, agronegócio, mudanças climáticas e política cientifica, tecnológica e de inovação necessárias para o século XXI.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Sobre Sérgio Mascarenhas: Professor Emérito do Instituto de Física da USP-São Carlos, Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Third World Academy of Sciences, Academia de Ciências da América Latina, Pesquisador Emérito do CNPq, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Grã Cruz), Prêmio Conrado Wessell Ciências. Atual Coordenador de Projetos do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo São Carlos. Foi professor visitante em Harvard, Princeton, MIT, Roma, Londres, e Fellow do Institute for Advanced Studies (Princeton), Diretor de Física Médica e Biofísica no Internation Centre for Theoretical Physics (Trieste), a convite do Prêmio Nobel Abdus Salam.