Conferência analisa perfil de homicidas e concentração da violência

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa, promove no dia 4 de julho, a partir das 14h, a conferência on-line “Ofensores crônicos numa coorte de nascimentos de grande escala no Brasil: Uma análise da concentração da violência com especial referência aos crimes de homicídio”.

O evento é exclusivamente on-line e terá transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Polo no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário de presença enviado no chat das ferramentas durante a transmissão.

O palestrante será o professor auxiliar convidado da Universidade do Porto Hugo S. Gomes. Ele vai apresentar um estudo que analisou ofensores crônicos – ou seja, pessoas que cometem crimes repetidamente ao longo da vida – em uma coorte de nascimentos de 1982, no município de Pelotas (RS), onde a violência é notavelmente alta, segundo Hugo. O professor vai comparar e explorar algumas das principais características da carreira criminal entre três grupos de ofensores (primários, infra-crônicos e crônicos), com foco nos crimes de homicídio. Os resultados do estudo fornecem novas e importantes evidências sobre a concentração de crimes em um contexto de alta violência.

Hugo S. Gomes é psicólogo e pesquisador de pós-doutorado no programa de pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas e pesquisador Fulbright. Possui mestrado em Psicologia Criminal pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), de Portugal, e doutorado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho em colaboração com o Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge. Suas pesquisas têm como objetivo avaliar as causas do comportamento criminoso e violento ao longo da vida e o aperfeiçoamento dos métodos de avaliação de comportamentos ofensivos, especialmente dentro de estudos longitudinais. Atualmente, é pesquisador do Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência da Universidade de Pelotas e professor auxiliar convidado na Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais na página do grupo.