Titular de Cátedra do IEA-RP é homenageado em reunião da SBQ

Titular de Cátedra do IEA-RP é homenageado em reunião da SBQ

O professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP, recebeu nesta terça, dia 31, a medalha Simão Mathias. A honraria foi entregue pela Sociedade Brasileira de Química, durante sua 45ª Reunião Anual, realizada em Maceió.

A medalha foi criada para homenagear personalidades que se destacaram por suas contribuições expressivas para a Química no Brasil. Mozart foi agraciado em 2020, mas em virtude da pandemia, a cerimônia só foi realizada agora.

Mozart considera que é uma grande honra receber o prêmio. “Em primeiro lugar pelo nome que ela traz, o professor Simão Mathias, um estudioso, uma pessoa que adorava estudar e que portanto inspira todos nós a continuar essa luta em prol de uma química contemporânea e uma educação para todos, de qualidade”.

O professor, que há alguns anos decidiu ir além da química e se dedicar às políticas públicas educacionais, como tem feito à frente da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, diz que a medalha foi, de certa forma, um reforço positivo a essa decisão.

“Minha luta agora é de como tornar esse país verdadeiramente independente, por uma educação de qualidade para todos e eu vou continuar nessa luta. A medalha Simão Mathias representa para mim uma energia que todos nós estamos precisando, no momento em que temos um governo que não olha para educação, para ciência e para tecnologia com a prioridade que elas deveriam receber. E cito aqui meu saudoso amigo Ariano Suassuna Ariano, que dizia: olha, eu não sou um otimista, não sou um pessimista, mas sou um realista esperançoso. E nesse sentido a medalha me traz a esperança que tanto nós precisamos”.

Assista à mensagem do professor Mozart neste link.

Sobre a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira

Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte.

Com quatro anos de duração total, a Cátedra está focando sua atuação inicial na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

Sérgio Henrique Ferreira foi médico farmacologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Suas pesquisas possibilitaram o desenvolvimento de agentes anti-hipertensivos a partir de um peptídeo extraído do veneno da jararaca, resultando no medicamento Captopril. Por essa pesquisa, recebeu um prêmio pela American Health Association, em 1983. Foi também membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

VOCÊ PODE GOSTAR ...