Formação do professor deve seguir metodologias usadas no exercício da profissão

Formação do professor deve seguir metodologias usadas no exercício da profissão

As Bases Nacionais de Formação Inicial e Continuada de Professores são instrumentos fundamentais para guiar o preparo dos professores que irão formar os alunos da educação básica. É o que explica a consultora na área de formação docente do Conselho Nacional de Educação Guiomar Namo de Mello na segunda parte da entrevista ao USP Analisa, que vai ao ar nesta semana.

De acordo com ela, as Bases são matrizes que dão diretrizes básicas para os currículos e indicam competências. Embora não sejam obrigatórias, auxiliam as instituições de ensino superior e as instituições que atuam na formação continuada a trabalharem seus currículos. Guiomar destaca que a formação do professor deve ser feita utilizando-se as mesmas metodologias que serão usadas no exercício de sua profissão, seguindo a Base Nacional Comum Curricular.

“Como é que eu posso dizer que o professor use pedagogias ativas, tecnologias, se ele fez um curso em que ficou sentado o tempo inteiro ouvindo o docente do ensino superior apresentar ou fazer leituras, na melhor das hipóteses? Se eu sou um professor de faculdade, eu preciso fazer com esse aluno a mesma coisa que eu ensino que ele faça com o aluno dele. Na educação, ao mesmo tempo em que você está em formação, você está em exercício”, diz ela. 

A consultora do CNE foi uma das palestrantes no curso Políticas Públicas e a Qualidade da Educação, promovido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP. Para assistir ao vídeo da aula, sobre a formação docente na educação básica, acesse o canal do IEA-RP no YouTube.

A segunda parte da entrevista vai ao ar nesta quarta (27), a partir das 18h05, com reapresentação no domingo (31), às 11h30. O programa também pode ser ouvido pelas plataformas de áudio iTunes e Spotify

O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o programa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

VOCÊ PODE GOSTAR ...