Modernismo gerou reflexos nas políticas públicas culturais

Teatro Municipal de São Paulo, palco da Semana de Arte Moderna de 1922

O ano de 2022 marca o primeiro centenário da Semana de Arte Moderna, evento que teve uma série de impactos na cultura e na sociedade brasileiras. Para falar sobre eles, o USP Analisa convidou a professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Walnice Nogueira Galvão e a vice-diretora e professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Flávia Camargo Toni.

Na primeira parte da entrevista, que vai ao ar nesta sexta, elas comentam sobre o primeiro Departamento de Cultura do Brasil, criado por Mário de Andrade em 1935, e os reflexos da Semana nas políticas públicas culturais do País.

“Na medida em que essas políticas públicas demandam a pré-existência de um diálogo forte, a gente pode dizer que sim, a Semana de Arte Moderna está na base dessas diferentes políticas públicas culturais. Com ela, há uma aproximação oficial, porque já existiam vários grupos misturados de artistas que se encontravam de tanto em tanto, mas há como que a oficialização de uma interlocução entre eles. Quando os músicos estão em permanente diálogo com artistas plásticos, com poetas, você percebe que é um espaço que se cria em torno da cultura. E é esse espaço que alimenta muitos diálogos”, diz Flávia.

Walnice explica ainda que Mário de Andrade implantou um conceito de cultura muito mais amplo em sua gestão no Departamento. “Ele vai criar parques infantis também, nessa acepção ampliada do que é cultura, e vai criar a missão de pesquisas folclóricas. Ele manda uma missão ao Norte e ao Nordeste para estudar, gravar, anotar, recolher objetos, que é uma coisa que ninguém tinha pensado em fazer ainda no Brasil. E que escapa, extrapola o âmbito paroquial do município de São Paulo. Mas é muito a cabeça do Mário também, que era extraordinária”, lembra a professora.

O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho da entrevista, que pode ser acessada na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.