Iniciativa do IEA-RP leva atualização de conhecimentos a profissionais da rede municipal de ensino em Ribeirão Preto

A professora da FFCLRP-USP e coordenadora do ConectaLab, Fabiana Versuti, durante atividade no IEA-RP

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos de gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto e também de aproximar universidade e escolas, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebeu nos dias 8 e 9 de agosto cerca de 40 desses profissionais para um workshop em seu Espaço de Eventos.

A iniciativa foi articulada pelo Polo em colaboração com o Centro Educacional Paulo Freire, órgão responsável pela formação continuada dos profissionais de educação e ligado à Secretaria. Também participaram da organização do evento dois grupos ligados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP: o Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (Gepalle).

Ao longo dos dois dias, foram abordados aspectos ligados às habilidades de solução de problemas interpessoais, mediação de conflitos e práticas de leitura e escrita na educação infantil. As atividades foram conduzidas pelas professoras da FFCLRP-USP Fabiana Versuti e Elaine Paiva Assolini, apoiadas pelas equipes do ConectaLab e do Gepalle, nos quais atuam como coordenadoras, respectivamente.

“O polo já colabora com a Secretaria de Educação do município desde o início da implementação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, liderada pelo professor Mozart Neves Ramos. Considerando essa aproximação, pensamos em organizar, em conjunto com a Secretaria e seus formadores, uma atualização com foco em temas desafiadores para a educação no município”, explica a coordenadora do IEA-RP, Carla Arena Ventura.

Atividade realizada pelo Gepalle, com a professora da FFCLRP Ieda Pelogia Martins Damian, durante atualização oferecida no IEA-RP

“Acredito que a colaboração entre a Secretaria e o IEA-RP vem ao encontro da busca constante do Centro Educacional Paulo Freire em garantir a todos os profissionais da educação momentos formativos que potencializam os saberes pedagógicos, fornecendo possibilidades às práticas educativas”, afirma a chefe da Divisão do Centro Educacional Paulo Freire, Natália Jordão Ferrari.

Outros três encontros estão previstos ainda neste segundo semestre, nos meses de setembro, outubro e novembro. “Penso que esses processos formativos fundamentam diversas ações e promovem mudanças e melhorias na gestão escolar e, consequentemente, em todo o ambiente educativo”, diz Natália.

Para Carla, além de contribuir com a formação dos gestores e coordenadores, a iniciativa permite que eles possam conhecer não apenas o polo do instituto, mas o campus e a própria Universidade de São Paulo. “Ações como esta fomentam não somente a integração externa, mas a integração interna do IEA-RP com professores do campus, gerando possibilidades muito significativas de colaboração”.