Quatro secretários municipais de educação receberam os resultados de um recente estudo da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, com um levantamento inédito sobre a atuação dos diretores escolares. A análise da pesquisadora Filomena Siqueira utilizou uma nova metodologia e gerou recomendações de iniciativas concretas para apoiar o desenvolvimento da liderança escolar nestes municípios.
Esta é a segunda etapa do projeto, que faz parte das ações da Cátedra contempladas no edital Proeduca, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo do trabalho é contribuir com a qualificação dos profissionais que estão à frente da gestão escolar nos municípios de Jundiaí, Cordeirópolis, Francisco Morato e Batatais. A cidade de Ribeirão Preto também integra o grupo de municípios parceiros do projeto, e já havia recebido seu relatório no ano passado.
“Os resultados da pesquisa apoiada pela Fapesp e liderada pela Filomena Siqueira revelaram insights importantes para aperfeiçoar o modelo de gestão da educação nesses municípios e, assim, melhorar os níveis de aprendizagem reduzindo as desigualdades”, afirmou o titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos.
Para o secretário de Educação da Batatais, Victor Hugo Junqueira, a pesquisa evidenciou a importância da necessidade de garantir formação continuada aos diretores escolares. “Entendemos ser fundamental a formação de lideranças escolares que atuem a partir de evidências científicas e com foco nos resultados educacionais, promovendo uma reflexão sobre a prática, o que envolve a gestão do tempo, de pessoas e também o pedagógico”, disse.
O projeto é um desdobramento do doutorado de Filomena Siqueira, cujos resultados apontaram que os diretores podem contribuir com um aumento de até 12 pontos no desempenho dos estudantes na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pesquisadora também realizou uma análise de literatura, inclusive em outros países em desenvolvimento e com contextos similares ao do Brasil, que indicam características da liderança escolar com maior potencial de contribuir com os resultados dos estudantes, sendo o segundo fator escolar mais relevante para a aprendizagem, após os professores.
O que o estudo mostrou
Para identificar a perspectiva dos próprios diretores dos municípios participantes sobre sua função, atribuições e necessidades de aprimoramento, a pesquisa reuniu dados de 105 profissionais dos quatro municípios, sendo 74 diretores e 31 vice-diretores. Todos responderam ao mesmo questionário online, com perguntas de múltipla escolha e questões abertas. A análise das respostas identificou cinco achados gerais:
– Alto interesse na função: 91% dos diretores afirmaram que gostariam de permanecer no cargo pelos próximos dois anos, e 89% disseram que indicariam a função para outras pessoas;
– Predominância de atividades administrativas e de atendimento: na descrição das atribuições e rotinas da função, a maioria dos respondentes destaca organização geral da escola, acompanhamento da manutenção e limpeza, leitura de e-mails, participação em reuniões, acompanhamento de professores e funcionários, gestão financeira, acolhimento de entrada e saída dos estudantes e atendimento à comunidade;
– Gestão pedagógica atribuída principalmente à coordenação: para explicar como é feita a gestão pedagógica na escola, a maioria dos respondentes afirma que é feita em conjunto com a coordenação pedagógica; muitos relatos apontam os princípios da gestão democrática, mas não foram apresentados exemplos de quais práticas são realizadas;
– Sobreposição entre as funções de diretor e vice-diretor: a grande maioria considera equivalentes as responsabilidades da função de diretor e vice-diretor;
– Reconhecimento da importância da direção para garantir o bom funcionamento da escola: a direção é definida como fundamental para garantir o funcionamento da unidade escolar, motivando a equipe e incentivando um ambiente organizado e focado na aprendizagem.
Recomendações às redes de ensino
Com base nestes achados e tomando como referência o que a literatura especializada demonstra como características relevantes da liderança escolar, o estudo oferece quatro recomendações visando contribuir com o aprimoramento da atuação dos profissionais gestores nas redes municipais de educação:
- Valorização da liderança escolar: recomenda-se que as secretarias ofereçam iniciativas de aperfeiçoamento profissional específicas para a gestão escolar, contribuindo para que os profissionais que demonstram gostar da função possam desempenhar seu papel com ainda mais qualidade.
- Desenvolvimento das competências da direção escolar: os respondentes compartilham o entendimento de que a principal função da escola é garantir as aprendizagens dos estudantes, mas a gestão da aprendizagem acaba sendo sobreposta por atividades administrativas e é um desafio para os gestores garantir tempo necessário para se envolver em todas as suas atribuições. Por isso, recomenda-se que as secretarias revejam o que esperam dos diretores e o que é cobrado destes profissionais, oferecendo apoio para uma gestão dos processos de aprendizagem e promovendo o desenvolvimento das competências dos diretores, tomando como base a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar.
“A liderança escolar demanda apoio para estabelecer práticas para uma gestão do tempo mais planejada e com processos de gestão mais estruturados. É importante que cada secretaria faça uma avaliação sobre em que medida está oferecendo instrumentos e formações que contribuam para uma robusta direção escolar”, afirmou Filomena Siqueira. - Gestão do tempo e foco na aprendizagem: a gestão do tempo é apontada como um dos maiores desafios da liderança escolar, e as secretarias podem apoiar os profissionais na capacidade de gerenciar múltiplas tarefas incluindo tempo para garantir a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Recomenda-se que a secretaria promova o conhecimento dos diretores sobre assuntos instrucionais estratégicos – como gestão do currículo, processos avaliativos, indicadores de aprendizagem, observação de sala de aula, estratégias de recomposição de atividades, entre outros. A capacidade da secretaria de formar profissionais que sejam, além de bons gestores, lideranças pedagógicas, é determinante para o resultado que se quer alcançar.
- Dinâmica de trabalho do trio gestor: apesar das respostas indicarem um caráter colaborativo no trabalho, a relação entre diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico demanda mais clareza. Recomenda-se uma análise sobre o arranjo que sustenta a interação entre as três funções, indicando as atribuições principais de cada uma e esclarecendo o que se espera da atuação desses educadores, bem como de sua relação com os demais integrantes da comunidade escolar.