Titular de cátedra do IEA-RP é homenageado em premiação

O professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, será um dos homenageados da 17ª edição do Prêmio Top Educação – Educação Básica e Ensino Superior. A cerimônia será realizada em outubro.

A premiação é realizada desde 2006 pela Revista Educação e é um reconhecimento às empresas detentoras das marcas mais lembradas no setor de produtos e serviços do mercado educacional brasileiro. A votação é aberta ao público e realizada pela internet.

Referência em políticas públicas educacionais e um grande defensor da valorização da formação docente, Mozart Neves Ramos tem atuado nos últimos anos com pesquisas e medidas para apoiar a qualidade da educação em municípios de médio porte por meio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do IEA-RP da USP. Foi secretário de Educação do Estado de Pernambuco , professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também exerceu o cargo de presidente executivo do Todos Pela Educação, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho Nacional de Educação.

Além de Mozart, o Prêmio Top Educação vai homenagear o Instituto Ayrton Senna, ao qual está ligada outra cátedra do IEA-RP, na área de inovação em avaliação educacional. Lançado em 1994, o instituto é uma organização sem fins lucrativos que já atuou em todos os estados e em mais de três mil municípios. Entre as atividades, realiza pesquisas de apoio às políticas públicas com evidências, formação para o educador sob o olhar integral e estudos tidos como inovadores para a construção de componentes educacionais para a gestão e docência.

Sobre as cátedras

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Também possui recursos de parceiros que financiam projetos específicos da Cátedra. Atualmente a Cátedra atua na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional é um espaço para debater o papel das avaliações no Brasil, seus diferentes modelos, formatos, técnicas e complementaridades. Além disso, é um núcleo de discussão sobre os usos dos dados e indicadores gerados por meio das avaliações, as inovações possíveis para aprimorar o que já é feito, incorporando novas abordagens. O trabalho inclui ainda realizar advocacy e buscar redes educacionais parceiras para a realização de projetos pilotos dentro dessa temática. Sua duração prevista é de quatro anos.

Com informações da Revista Educação