Eventos e cursos promovem diálogo para implementar a Agenda 2030 na região de Ribeirão Preto

Eventos e cursos promovem diálogo para implementar a Agenda 2030 na região de Ribeirão Preto

A universidade tem se mostrado importante agente do processo de produção do conhecimento necessário tanto ao diagnóstico quanto à formulação de políticas públicas, além de ser um espaço para oferecer e fomentar o debate para a implementação da Agenda ONU 2030

Diante desta tarefa, as Faculdades de Direito (FDRP), Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) e de Medicina (FMRP), o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), todos da USP em Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Instituto Ribeirão 2030 e com governos e legislativos municipais e entidades da sociedade civil, criaram o projeto Ribeirão Preto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU

O projeto vai realizar reuniões públicas de mobilização e debate sobre o processo de implementação desses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU na cidade e região. A agenda da ONU surgiu quando chefes de Estado e de governo se reuniram em 2015 em Nova York para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030.

Segundo o professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, diretor da FDRP e um dos coordenadores do projeto, o tema é especialmente desafiador para a cidade de Ribeirão Preto, conhecida por sua pujança econômica, mas também marcada pela exclusão em diversos planos, por isso “surgiu a necessidade de se congregar pesquisadores da USP e de outras instituições, autoridades políticas e de outros setores e mais a sociedade civil que tenham contribuição e responsabilidade com a implementação e efetivação das metas e objetivos do desenvolvimento sustentável”. 

Entre as ações institucionais do projeto estão 17 seminários temáticos com o intuito de promover a discussão crítica acerca de cada um dos ODS, ou seja, de que forma estão sendo implementados na cidade e na região. O primeiro seminário temático será apresentado no dia 16 de março, a partir das 18 horas, com o tema  Educação de Qualidade. Também haverá 17 minicursos com conteúdos sobre cada um dos ODS direcionados aos estudantes e aos jovens em geral; criação de vídeos de formação para gestores públicos e um livro com os resultados e informações reunidas ao longo da realização do projeto. 

Minicursos

Serão 17 minicursos, um para cada ODS, que serão apresentados de forma didática com ênfase no conceito e aplicação do ODS, contextualização com perspectivas nacionais e locais, correlação do ODS com aspectos da vida cotidiana do estudante e impactos decorrentes do ODS. Será convidada uma escola para cada apresentação, que será nas dependências da FDRP e, ainda, haverá, oficinas de redação direcionadas para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), com apoio do cursinho popular da FDRP e Projeto Salvaguarda, além de um concurso da melhor redação para cada ODS. O calendário dos minicursos pode ser consultado neste link.

Seminários temáticos

Os seminários, que terão duração de três horas cada, sempre das 19 às 22 horas, serão nas dependências da FDRP, no Campus da USP em Ribeirão Preto e transmitidos pelo canal da FDRP no Youtube. 

A participação na mesa de debates de cada tema é aberta a docentes e pesquisadores da USP e de outras instituições de pesquisa, representantes de entidades da sociedade civil, de governos e de parlamentos, e de outras instituições e empresas com atuação na área de interesse.  A seleção das apresentações será feita por um comitê científico com representantes de todos os organizadores. Após as apresentações haverá debates. 

Para informações sobre o projeto acesse: https://agenda2030.direitorp.usp.br. Outras informações, envie e-mail para agendaonu2030@usp.br

Com informações de Rose Talamone / Jornal da USP

VOCÊ PODE GOSTAR ...