Vice-coordenadora de grupo do IEA-RP vai presidir entidade internacional de criminologia

A Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa terá como presidente pelos próximos dois anos a professora Ruth Estevão, vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP.

Fundada em 2014 e sediada na Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da universidade do porto, em Portugal, a AICLP tem como objetivo congregar criminólogos, professores, investigadores e todos os que se interessam pelo saber criminológico, além de incentivar sua expressão e difusão em língua portuguesa. Em Ribeirão Preto, a Associação realizou, em 2018, a terceira edição de um Fórum sobre o tema em parceria com o IEA-RP.

Ruth é uma das fundadoras da entidade, que será presidida por uma mulher pela primeira vez. A professora tem mestrado pela École de Criminologie de l`Université de Louvain, Bélgica, e doutorado pela École de Criminologie de la Faculté des Arts et de Sciences, da Universidade de Montreal, Canadá. Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, implantou e ministrou as disciplinas Psicologia Criminal I e II. Mantendo atividades de colaboração com a USP após sua aposentadoria, implementou o programa de execução da medida de Liberdade Assistida, voltado a adolescentes em conflito com a lei, em parceria com a Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret. Em 2019, tornou-se professora sênior da FFCLRP.

Segundo ela, sua gestão à frente da AICLP pretende realizar ações e eventos conjuntos entre a Associação, o Grupo de Pesquisa, que é coordenado pelo professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP Eduardo Saad Diniz, e outras iniciativas em que a professora está envolvida, como o projeto internacional Fortalecimento do Ensino da Criminologia Através da Cooperação entre Universidades Europeias e Sul-Americanas (SuCCESS), apoiado pela Fundação Erasmus. Esse projeto tem a coordenação-geral da professora da FFCLRP Marina Rezende Bazon e envolve docentes das áreas de Química Forense, Psicologia, Direito, Economia e Enfermagem Forense ligados ao Grupo de Estudos Interdisciplinar em Criminologia (Geicrim-RP/USP).

“Em nosso campus, há décadas, docentes têm realizado pesquisas, docência e divulgação orientados por suas diferentes áreas de formação. Com a convergência dos atuais objetivos de cada uma dessas iniciativas, universidade e comunidade, de forma articulada, terão condições de atualizar os conhecimentos criminológicos científicos e buscar novos caminhos que possam contribuir para a formação discente e para mitigar graves problemas relacionados com o fenômeno criminal”, diz Ruth.

A professora destaca ainda que as ações e eventos conjuntos pretendem abordar também outras vertentes da criminologia, além da experimental, que é tema do grupo de pesquisa do IEA-RP.

Chamada para pesquisadores

O Grupo de Pesquisa Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP segue com edital aberto para pesquisadores submeterem experimentos relacionados a essa área. As inscrições devem ser feitas até 14 de fevereiro, às 18h.

Os projetos precisam conter até 7 mil caracteres, expondo contexto e problema, hipóteses do experimento, método de pesquisa, resultados esperados, possível parceiro estratégico para implementação, estratégia de publicação dos resultados e até dez principais referências bibliográficas. Além disso, deve demonstrar vínculos com a pesquisa científica criminológica, sistema de justiça criminal ou segurança pública e estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas.

Saiba mais sobre a chamada neste link.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública.

Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública, além da aproximação direta com experiências concretas do sistema de justiça criminal e a capacitação de pesquisadores, especialmente no que diz respeito a métodos de pesquisa experimental e interdisciplinar.

Conheça o trabalho do grupo em: sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.