Modelagem econômica para o estudo de políticas climáticas, biocombustíveis e mudanças no uso da terra

Palestrante: Prof. Dr. Ângelo Costa Gurgel
(Departamento de Economia – FEA-RP / USP)
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto – USP
Data: 29/04/2011 (Sexta-feira)
Horário: 16:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

Objetiva-se apresentar como o tema de economia das mudanças climáticas é abordado através de modelos quantitativos, evidenciando o caráter multidisciplinar do exercício de modelagem e alguns resultados obtidos. Ainda, pretende-se ilustrar os desafios relacionados aos exercícios de simulação de cenários futuros de formulação e aplicação de políticas de mitigação, usando como exemplo o debate sobre os impactos dos biocombustívies sobre mudanças no uso da terra e emissões indiretas de gases de efeito estufa.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Sobre Ângelo Costa Gurgel: Professor Doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEA-RP da Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa e Pós-doutorado em Economics of Climate Policy, no Massachusetts Institute of Technology. Sua linha de pesquisa é direcionada a Economia das Mudanças Climáticas e impactos econômicos de políticas climáticas; Biocombustíveis e Mudanças no uso da terra; Integração comercial e política comercial e Economia do agronegócio.