O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, por meio de seu Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública, e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa promovem no dia 26 de agosto, a partir das 10h (horário de Brasília), o quarto evento de seu Ciclo de Conferências, que vai abordar o tema “Cidades seguras na prática”.
A palestrante será a docente do Departamento de Planejamento Urbano e Ambiental do KTH Royal Institute of Technology, Vania Ceccato. Ela vai dar exemplos de como planejadores urbanos e arquitetos podem trabalhar para prevenir o crime e melhorar a percepção da segurança em espaços públicos usando métodos espaço-temporais com uma abordagem inclusiva e sustentável.
Vânia Ceccato é professora no Departamento de Planejamento Urbano e Ambiental, Escola de Arquitetura do KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo, Suécia. Sua área de especialização é segurança urbana. É autora e editora de oito livros, um dos mais recentes sobre segurança de jovens em espaços públicos (Transit Crime and Sexual Violence in Cities: International Evidence and Prevention). Foi apontada embaixadora internacional da Sociedade Britânica de Criminologia em 2016 e é representante da UN-Safecity program na sua instituição na Suécia.
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.
Sobre o grupo
A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.