Webinar discute resultados do Censo Escolar 2023

Webinar discute resultados do Censo Escolar 2023

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira, o Censo Escolar e seus resultados da edição realizada em 2023 serão tema do webinar “O que revelam os dados do Censo Escolar 2023”, que será promovido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliações Educacionais, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, no dia 11 de abril, às 14h.

Os palestrantes serão o consultor da Fundação Cesgranrio Ruben Klein; o representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Fábio Pereira Bravin e o diretor-executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Faria.

Eles vão discutir os resultados da primeira etapa do Censo Escolar, que inclui informações cruciais sobre os estabelecimentos de ensino, infraestrutura escolar, características dos gestores e profissionais em sala de aula, além de dados sobre as matrículas de alunos e as taxas de distorção idade-série do ano de 2023. 

Entre os dados já divulgados, é possível perceber que cerca de 80% das matrículas na Educação Básica são provenientes da rede pública, com a maior parte na rede municipal. Além disso, houve um aumento significativo no número de matrículas em tempo integral, especialmente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, seguindo as diretrizes do governo federal e da Meta 6 do Plano Nacional de Educação. Outro dado importante é a queda de 2,4% no número de matrículas do Ensino Médio em comparação com 2022, atribuída em parte ao aumento das taxas de aprovação durante a pandemia, que reduziu a retenção escolar. 

No webinar, também serão abordadas questões específicas relacionadas ao Ensino Fundamental, Médio e à educação profissional, bem como o progresso educacional observado em meio aos desafios enfrentados durante a pandemia. 

A mediação será da titular da Cátedra, Maria Helena Guimarães de Castro.

Mais informações: iearp@usp.br.

VOCÊ PODE GOSTAR ...