A Disciplina de Pós-Graduação “Tópicos Avançados em Fisiologia” e o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto, organizam a Mesa Redonda “Perspectivas sobre aplicações de Sistemas Complexos em Ciências Biomoleculares”.
Neste evento, um Químico, um Biólogo e um Físico apresentarão suas próprias experiências com moléculas, genes e neurônios, tendo como alvo de discussão os universais e as particularidades de Complexidade e Emergência nas Ciências Biomoleculares.
Segundo o Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco (FMRP-USP), coordenador da Mesa, os Sistemas Complexos estão presentes no nosso dia a dia, num leque enorme que vai de eventos moleculares aos componentes do Universo, sendo que suas regras podem ser aplicadas a moléculas, células, neurônios, rios, animais, objetos interatuando e que pelo efeito de “multidão” e por competição de recursos produzem fenômenos ou funções emergentes.
Abrindo o programa de atividades, o Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco, que atuará como Coordenador e Debatedor, fará uma introdução sobre os conceitos de Complexidade e Fenômenos Emergentes.
A seguir, o Prof. Dr. Hamilton Varela (IQSC-USP) discutirá a utilização de sistemas químicos como modelos mínimos de algumas propriedades encontradas em sistemas biológicos.
O Prof. Dr. Ricardo Vêncio (FFCLRP-USP) apresentará os esforços do seu grupo para identificar as “partes” moleculares (ncRNAs) do microorganismo archea modelo H. salinarum que ainda não são conhecidas em seu genoma, bem como a busca por entender suas interações com as “partes” conhecidas (proteínas).
Continuando o evento, o Prof. Dr. Antonio Roque (FFCLRP-USP) informará os recentes resultados de simulações computacionais que mostram que as características morfológicas e dinâmicas dos neurônios podem ter impacto nas propriedades funcionais de redes complexas cerebrais.
Para finalizar será realizada uma discussão com todos os membros da Mesa e o público terá a oportunidade de debater e tirar suas dúvidas sobre o tema.