Parceria com Cátedra da USP busca melhorar desempenho e reduzir desigualdades na rede municipal de SP

Parceria com Cátedra da USP busca melhorar desempenho e reduzir desigualdades na rede municipal de SP

Com o intuito de reduzir desigualdades e promover a melhoria na qualidade da aprendizagem dos estudantes de Ensino Fundamental, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, passou a apoiar a rede municipal de ensino de São Paulo. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e envolve ações de formação, análise de dados e produção de ferramentas de acesso e utilização dos indicadores analisados.

“Esta parceria vai possibilitar avanços importantes na aprendizagem escolar e na redução da desigualdade entre as regiões administrativas de educação da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo”, comentou Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira. “O Programa Proeduca é uma iniciativa da Fapesp que visa apoiar a pesquisa em educação básica. O segredo do sucesso desse programa é a parceria com as Secretarias de Educação, facilitando a participação de professores e gestores como pesquisadores dos projetos”, afirmou o presidente da Fundação, Marco Antonio Zago.

Um dos resultados esperados é o aperfeiçoamento das políticas educacionais de São Paulo, visando melhorar os índices de desempenho com atenção especial às áreas mais desfavorecidas. Para isso, a equipe da Cátedra utilizará técnicas estatísticas e, a partir de informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e de dados complementares que serão fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, gerar um diagnóstico completo do município e de cada Diretoria Regional de Ensino (DRE).

Além de observar o comportamento longitudinal de cada escola da rede municipal, a modelagem estatística que será utilizada pelos pesquisadores da Cátedra permite estabelecer um indicador de desigualdade escolar, mostrando quão distantes da média estão as escolas de cada Regional. A partir da leitura sobre um conjunto de cinco indicadores – taxa de aprovação, distorção idade-série (quantos estudantes têm dois ou mais anos de idade acima do esperado para cada série), nota padronizada da escola e o desempenho em Matemática e Língua Portuguesa -, o estudo identifica qual fator mais se relaciona com a desigualdade entre escolas.

Formação

A apropriação e disseminação desse conhecimento pelos profissionais da rede municipal é fundamental para o fortalecimento de uma visão estratégica das características educacionais do município. Por isso, o segundo eixo do projeto será a oferta de um curso de aperfeiçoamento em análise de dados para a equipe técnica da Secretaria de Educação. Os profissionais indicados pelo município irão trabalhar com estudos estatísticos de sua própria Regional, utilizando as técnicas, ferramentas e programas desenvolvidos pela Cátedra. O objetivo é fortalecer as competências da própria equipe para gerar insights e ajudar os gestores na tomada de decisão com base em evidências.

Complementando esta frente, o terceiro eixo do projeto visa desenvolver produtos de utilização pública e amigável, disponibilizando a base de dados levantada por meio de uma plataforma online para consultas personalizadas. Até o final do ano, a equipe pretende também elaborar um aplicativo web de mapas georreferenciados, permitindo visualizar a correlação entre o desempenho escolar e as características socioeconômicas de cada região.

Em geral, informações educacionais estão dispersas em diferentes tabelas, formatos e padrões, muitas vezes considerados de difícil acesso e compreensão, mesmo para alguns membros de secretarias com as quais a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira já realiza formações como essas. Ao apresentar os dados de forma intuitiva, a abordagem possibilita visualizar as disparidades, bem como destacar escolas que podem servir como referência.

Políticas públicas educacionais 

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, destacou que essa parceria será fundamental para pensar e ampliar as políticas públicas que a SME desenvolve para fortalecimento das aprendizagens, como a distribuição de kits de experiências pedagógicas para as escolas municipais de Ensino Fundamental com materiais que possibilitam a ampliação dos saberes por meio da investigação e pesquisa. 

Para estimular a leitura, que é fundamental no processo de ensino aprendizagem, a SME também promove uma série de ações como a distribuição de livros para as unidades educacionais através do Programa Minha Biblioteca, com uma média de dois livros por estudante, para garantir o acesso a literatura e permitir que os estudantes componham seus acervos literários pessoas, além da ampliação do acervo das Salas de Leituras nas unidades. 

Buscando fortalecer os momentos formativos e de estudo nas unidades educacionais, foram adquiridos diversos exemplares de livros pedagógicos e de conhecimento específicos das áreas, clássicos e os mais atuais, para estudo dos educadores. 

“Essa parceria chega para ampliar e somar esforços para ampliação e desenvolvimento de políticas públicas, considerando a realidade e particularidade de cada região. Reflete o comprometimento da SME e da Cátedra com a melhoria da equidade e garantia do direito de aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou Padula. 

Projeto em expansão

A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo representa uma expansão das atividades da Cátedra, que desde 2023 implementa ações semelhantes com outros cinco municípios do interior de São Paulo: Ribeirão Preto, Jundiaí, Batatais, Cordeirópolis e Francisco Morato. Contando também com apoio da Fapesp, o projeto inicial tinha foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como propósito fortalecer uma cultura de trabalho tomando por base o uso de evidências e pesquisas para a melhoria da aprendizagem escolar.

Os municípios participantes já receberam relatórios individualizados e dois módulos de formação de técnicos, e o projeto demonstra que a técnica utilizada é útil para tratar dos desafios educacionais multidimensionais e para ampliar o autoconhecimento das redes de maneira sistêmica.

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