Novas formas de organização acadêmica: o exemplo da EACH / USP

Palestrante: Prof. Dr. José Jorge Boueri Filho (Diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto – USP
Data: 07/05/2010 (Sexta-feira)
Horário: 14:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368

Os debatedores serão os diretores Sebastião Souza Almeida, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, e Rudinei Toneto Jr., da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, ambos da USP.

O Campus de Ribeirão Preto foi formado após a grande reforma universitária de 1968. Por essa razão as escolas aqui sediadas não passaram por um processo de reestruturação acadêmica à semelhança do que aconteceu na Universidade de São Paulo e por ocasião da criação da UNESP. A discussão da organização acadêmica é um tema recorrente em nosso Campus e com a nova LDB existe a possibilidade de Unidades acadêmicas sem departamentos. A EACH é a única Unidade da USP que tem esse modelo. Em sua conferência, o professor Jorge apresentará a sua visão de como esse novo modelo funciona na EACH, sua pertinência para outras unidades, virtudes e vicissitudes.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Sobre José Jorge Boueri Filho: Arquiteto Urbanista, Designer e Administrador de Empresas, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Titular pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Desde 1980 é professor da FAU USP e a partir de 2005 da EACH USP Leste. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo nos cursos de Têxtil e Moda da EACH e de Pós-Graduação da FAU. Tem quatro livros escritos e é co-autor de três. Orientações Concluídas: seis Teses de Doutorado e dezessete Dissertações de Mestrado no CPG FAU. Experiência didática, de pesquisa e profissional nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design, Ergonomia e Gestão Pública. Atua na gestão universitária, foi Assessor do Gabinete do Reitor da USP, e presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EACH USP. Atualmente é Diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e coordenador do Curso de Especialização Gestão Pública Legislativa USP ALESP.