O Grupo de Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto promove nos dias 27 e 28 de maio, a reunião aberta “Crime, Saúde e Clima na Amazônia”.
O evento, exclusivamente presencial, será realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado a quem participar.
Segundo o coordenador do Grupo, Eduardo Saad-Diniz, o desmatamento e a degradação da Floresta Amazônica têm causado enorme impacto socioambiental e climático. A partir de estudos de caso envolvendo os conflitos fundiários e tensões sociais na Amazônia urbana, suburbana e rural, o evento pretende demonstrar como a análise das convergências entre políticas de segurança e de saúde podem ser decisivas na formulação de intervenções positivas na região.
Os palestrantes serão o coordenador do Grupo, Eduardo Saad-Diniz; a coordenadora do IEA-RP, Carla Ventura; o defensor público do Estado do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho; e a advogada e engenheira florestal Penélope Anthony. Eles vão abordar tópicos como regularização fundiária, conflitos urbanos e rurais, segurança pública, segurança sanitária, segurança climática, planejamento urbano e sustentabilidade, entre outros. A mediação dos painéis será da vice-coordenadora do Grupo, Ruth Estêvão.
Veja a programação completa neste link. Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.
Sobre o grupo
A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais na página do grupo.