Educação antirracista é tema de conferência on-line

A educação é uma importante ferramenta para mitigar os impactos do racismo e também promover equidade racial. Pensando nisso, a Associação Nova Escola, a Fundação Lemann, a B3 Social e o Instituto Dacor promovem no dia 22 de novembro, a partir das 19h, a conferência on-line “Educação antirracista: estratégias e práticas para sala de aula”. O evento conta com o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

As convidadas são a doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Lavini Castro e a professora Gina Vieira, criadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, que mudou a vida de cerca de 3 mil alunos no Distrito Federal e se tornou uma política pública na área de direitos humanos, com recorte de gênero e raça. A apresentação é do roteirista e consultor social Bira Azevedo.

Na ocasião, também será lançado o curso gratuito “Estratégias para uma Educação Antirracista”, voltado a professores e gestores da área educacional. A carga horária será de dez horas e as atividades serão realizadas exclusivamente de forma on-line. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação Nova Escola e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Também possui recursos de parceiros que financiam projetos específicos, como a B3 Social, a Fundação Telefônica e a Fapesp. Atualmente, concentra seus trabalhos na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em municípios de várias regiões do Brasil.