Esforços no combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O AVC, o Acidente Vascular Cerebral, é uma das doenças que mais matam no Brasil. São 100 mil mortes por ano

No sábado, 29 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, o AVC. Aqui em Ribeirão Preto, várias atividades acontecem ao longo dessa semana na Campanha Nacional de Combate ao AVC .

A mobilização é importante porque a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC. São mais de 100 mil mortes por ano, segundo o Ministério da Saúde.

Para discutir essa doença que está no topo daquelas que mais causam mortes no país, o programa USP Analisa dessa sexta-feira, dia 28, recebe Octávio Marques Pontes Neto (foto), professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Ele é também é presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC.

Ao lado dele, o USP Analisa recebe Samira Mercaldi Rafani, terapeuta ocupacional da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Ela integra equipe multidisciplinar de atendimento aos pacientes no pós-AVC.

O programa USP Analisa é uma iniciativa da Rádio USP de Ribeirão Preto, FM107,9 MHz, em parceira com o Polo Ribeirão do Instituto de Estudos Avançados, o IEA. Vai ao ar às sextas-feiras e nesse dia 28, excepcionalmente vai ao ar das 11h30 às 12h em função do horário eleitoral gratuito. Na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, o programa volta ao horário normal, do meio-dia ao meio-dia e meia.

VOCÊ PODE GOSTAR ...