
Ciência e cinema sempre formaram uma boa dupla. Mas e se você pudesse adicionar tecnologia e educação a essa mistura?
Em tempos de pandemia, o Ciência com Pipoca se reinventou e aderiu à versão on-line. Neste ano, além dessa novidade, o evento ainda trouxe um debate amplo sobre as várias nuances do uso da tecnologia no contexto educacional. Foram cinco atividades no dia 21 de outubro, às 14h.
Participaram como palestrantes a professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Fabiana Versuti, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Diego Demerval, o professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP Hugo Tourinho Filho, a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB) Andrea Versuti e a professora da Universidade Federal de São João Del Rey Glenda Esther Ferreira da Silva.
Entre os temas que abordados, estão educação e tecnologia na covid-19, ética no uso da inteligência artificial, gamificação no ensino superior e potencialidades da linguagem cinematográfica para além do recurso educacional. Também houve discussão de um caso de ensino envolvendo o filme “O menino e o mundo”, de Alê Abreu.
Mais informações: crid@fmrp.usp.br.
Sobre o Ciência com Pipoca
O Ciência com Pipoca é um evento realizado desde 2016 e utiliza trechos de filmes, séries e documentários para ligar ideias e conceitos científicos abordados em apresentações feitas por professores, pesquisadores e especialistas em diversos temas.
A iniciativa é promovida por uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) e o Centro de Terapia Celular (CTC).