2025

Atividades realizadas em 2025 pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto

FEVEREIRO

19 de fevereiro – Mesa de Aprofundamento com Foco no Regime de Colaboração
25 e 26 de fevereiro – Formação Continuada em Análise de Dados Educacionais – Interior de SP (módulo presencial)

MARÇO

10 de março – Conhecimento sobre as Trajetórias de Desenvolvimento como Base para a Prevenção da Criminalidade
10 a 16 de março – XIV Semana Nacional do Cérebro
11 de março – I Seminário Amazonense de Processos Estruturais e Defensoria Pública e III Seminário Crime, Saúde e Clima da Amazônia: o Cinturão Verde

17 de março – Desafios da Educação Publicação Pública: Como reduzir as desigualdades educacionais nas redes públicas de ensino?
20 de março – Exposição “Macalé: Formas e Fatos”
21 de março – Carreira docente: estímulo ao docente para efetiva contribuição à instituição

ABRIL

01 de abril – Reunião aberta: “Políticas Públicas de Educação – O caso do município de Itu”
25 de abril – Estratégias para aumento dos impactos das universidades públicas na sociedade

MAIO

08 de maio – Entrevista USP Analisa: histórico e análise do Código Penal Brasileiro
08 de maio – Exposição: “Através do Meu Olhar”
09 de maio – Workshop: “Fluência em Leitura e Matemática”
12 de maio – 1ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
16 de maio – Impactos sociais das universidades públicas e suas métricas 
19 de maio – 2ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
22 de maio – Entrevista USP Analisa: Limite de tempo para cumprimento de penas no Brasil
26 de maio – 3ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)

JUNHO

02 de junho – 4ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
05 de junho – Entrevista USP Analisa: Análise da formação das forças de segurança
09 de junho – 5ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
16 de junho – 6ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
17 de junho – Exposição: “Em Mente Sã”
17 de junho – Entre a invisibilidade e a hiper-visibilidade: experiências de pessoas em vigilância eletrônica em Portugal
19 de junho – Entrevista USP Analisa: Letalidade e eficiência da polícia
24 de junho – Webinar Inteligência Artificial e Avaliação Educacional
27 de junho – Futuro da Formação Médica (ou em Todo o Ensino Superior?)

JULHO

03 de julho – Entrevista USP Analisa: Atuação das facções criminosas
07 de julho – Recuperação de áreas centrais: instrumentos e experiências
14 de julho – 7ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
15 de julho – Expectativas em disputa: Big Data, ética e futuro no policiamento e na investigação criminal
17 de julho – Entrevista USP Analisa: Interferência das facções criminosas na política
18 de julho – Gestão estratégica de pessoas em universidades públicas
21 de julho – 8ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
28 de julho – 9ª atividade do  Ciclo de Formação do Programa de Redes Climáticas e Justiça Ambiental no Sul Global (Brasil/Angola)
31 de julho – Entrevista USP Analisa: Crime e religião

AGOSTO

07 de agosto – Arte e Ciência
12 de agosto – Medo do crime e legislação criminal na América Latina
13 de agosto – Exposição: “PesSsoas
14 de agosto – Produção científica e impacto social: da teoria à prática (1ª atividade do Ciclo de Debates “Ciência, Inovação e Carreira: Conectando a Academia, a Indústria e a Sociedade”)
14 de agosto – Entrevista USP Analisa: Ataques de violência extrema às escolas
21 de agosto – Inteligência Artificial e Inovações nas Avaliações do ETS – Mudanças no NAEP
26 de agosto – Confluencia Sessions #1: Uso de Tecnologias Digitais para a Disseminação Inclusiva e Ética de Informação em Saúde
28 de agosto – Entrevista USP Analisa: Violência dentro da comunidade escolar

SETEMBRO

04 de setembro – O que é Coerência Pedagógica Sistêmica? Fundamentos e Princípios Gerais (Mathema)
08 de setembro – PL do Licenciamento, danos socioambientais e justiça climática
11 de setembro – Equidade racial na Educação (Instituto Dacor)
11 de setembro – Entrevista USP Analisa: Legislação e tipos de violência contra a mulher
16 de setembro – Ciência aplicada a contextos reais: desafios de campo (2ª atividade do Ciclo de Debates “Ciência, Inovação e Carreira: Conectando a Academia, a Indústria e a Sociedade”)
18 de setembro – O Currículo como Norteador: intencionalidade e Foco na Aprendizagem (Grupo Mathema)
24 de setembro – Challenges and Advances in the Integrated Study of the Epilepsies and Comorbidities. From Experimental to Translational Scenarios
25 de setembro – Identidades em conflito? Ser ‘mãe’ e ser ‘vítima’ no contexto de abuso nas relações de intimidade em Portugal
25 de setembro – Entrevista USP Analisa: Discurso de ódio e violência contra a mulher
25 de setembro – Desafios e conquistas das redes na implementação de ações e na PNEERQ (Instituto Dacor)

OUTUBRO

02 de outubro – Da Teoria à Prática: desdobrando o Currículo em escopos e sequências (Grupo Mathema)
09 de outubro – Construção de diagnóstico e plano de ação a partir da RUMO – Rubrica de Monitoramento de Ações e Políticas de ERER – Parte 1 (Instituto Dacor)
09 de outubro – Entrevista USP Analisa: Crimes digitais e dificuldades de combate
14 de outubro – Confluencia Sessions #2: Literacia e Transformação Digital em Saúde: Passado, Presente e Futuro
16 de outubro – Avaliação como Elemento de Coerência: dados a Serviço da Aprendizagem (Grupo Mathema)
17 de outubro – Espectrometria de massa na área de produtos naturais: impactos na ciência e inovação
21 de outubro – Criatividade na pesquisa: conexões entre arte, ciência e sociedade (3ª atividade do Ciclo de Debates “Ciência, Inovação e Carreira: Conectando a Academia, a Indústria e a Sociedade”)
23 de outubro – Construção de diagnóstico e plano de ação a partir da RUMO – Rubrica de Monitoramento de Ações e Políticas de ERER – Parte 2 (Instituto Dacor)
30 de outubro – Materiais Didáticos como Ponte Entre Currículo e Prática (Grupo Mathema)
30 de outubro – Grades (In)Visíveis: Prisão e Reentrada de Mulheres em Portugal

NOVEMBRO

04 de novembro – Gestão do patrimônio cultural e museológico no Brasil: desafios e oportunidades
06 de novembro – Síntese e Encerramento (Instituto Dacor)
13 de novembro – Formação Continuada: fortalecendo a Coerência sistêmica na sala de aula (Grupo Mathema)
18 de novembro – Confluencia Sessions #3: População e Mudanças Climáticas
27 de novembro – Tecnologia e inovação social: potencial transformador (4ª atividade do Ciclo de Debates “Ciência, Inovação e Carreira: Conectando a Academia, a Indústria e a Sociedade”)
28 de novembro – As universidades e sua conexão com a sociedade

DEZEMBRO

16 de dezembro – Interdisciplinaridade em ação: integrando diferentes olhares (5ª atividade do Ciclo de Debates “Ciência, Inovação e Carreira: Conectando a Academia, a Indústria e a Sociedade”)