O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 4 de novembro, a partir das 14h, em seu Espaço de Eventos, a conferência “Gestão do patrimônio cultural e museológico no Brasil: desafios e oportunidades”.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link. O evento será exclusivamente presencial e sem transmissão pela internet. Participam como palestrantes a diretora executiva da organização social de cultura IDBrasil, Renata Motta, e a secretária municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Maria Eugenia Ugucione Biffi.
Renata vai abordar desafios e riscos da gestão do patrimônio cultural e museológico no Brasil, destacando sua experiência na gestão compartilhada do restauro do Museu do Ipiranga e seu atual trabalho à frente da gestão do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol. Já Maria Eugenia vai falar sobre o projeto de restauro do complexo dos museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto, bem como os planos do município para o futuro do espaço após a conclusão das obras.
A mediação será do docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP e integrante do Conselho Consultivo do IEA-RP, Rudinei Toneto Junior.
O evento tem o apoio da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).
O Espaço de Eventos do IEA-RP fica na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, ao lado do Prédio Central da FMRP, dentro do campus da USP Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre).
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.
Sobre as palestrantes
Renata Motta é doutora em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Gestão Pública. Atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como diretora técnica do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e como coordenadora da Unidade de de Museus (UPPM). Foi assessora técnica da Reitoria da USP para a área de museus e coleções, atuando principalmente no projeto do restauro do Museu do Ipiranga. Atualmente, é diretora executiva da organização social de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa.
Maria Eugenia Ugucione Biffi é mestre em Cooperação Internacional e Gestão de Políticas Públicas, Programas e Projetos de Desenvolvimento pelo Instituto Ortega y Gasset e a Universidad Internacional Menéndez Pelayo, em Madri, Espanha. Tem especialização em Processo Civil pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e graduação em Direito pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Foi professora universitária, produtora cultural e presidiu o Conselho Municipal de Políticas Culturais.


