
Ciência e cinema sempre formaram uma boa dupla. Mas e se você pudesse adicionar tecnologia e educação a essa mistura?
Em tempos de pandemia, o Ciência com Pipoca se reinventou e aderiu à versão on-line. Neste ano, além dessa novidade, o evento ainda trouxe um debate amplo sobre as várias nuances do uso da tecnologia no contexto educacional. Foram cinco atividades no dia 21 de outubro, às 14h.
As inscrições foram gratuitas. A transmissão foi feita pelo canal do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) no YouTube. Puderam participar educadores, alunos e pessoas interessadas no tema. Os participantes receberam certificados desde que preencham uma avaliação que será enviada durante o evento.
Participaram como palestrantes a professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Fabiana Versuti, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Diego Demerval, o professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP Hugo Tourinho Filho, a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB) Andrea Versuti e a professora da Universidade Federal de São João Del Rey Glenda Esther Ferreira da Silva.
Entre os temas que abordados, estão educação e tecnologia na covid-19, ética no uso da inteligência artificial, gamificação no ensino superior e potencialidades da linguagem cinematográfica para além do recurso educacional. Também houve discussão de um caso de ensino envolvendo o filme “O menino e o mundo”, de Alê Abreu.
Mais informações: crid@fmrp.usp.br.
Sobre o Ciência com Pipoca
O Ciência com Pipoca é um evento realizado desde 2016 e utiliza trechos de filmes, séries e documentários para ligar ideias e conceitos científicos abordados em apresentações feitas por professores, pesquisadores e especialistas em diversos temas.
A iniciativa é promovida por uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) e o Centro de Terapia Celular (CTC).