USP Analisa discute os impactos sociais do esporte

Qual o papel do esporte na formação de crianças e adolescentes? Ele realmente tem um impacto positivo na vida deles? Para discutir essas questões, o USP Analisa desta semana traz o docente da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP Renato Francisco Rodrigues Marques.

Segundo ele, tanto a educação física nas escolas quanto o esporte em geral podem trazer benefícios, mas é preciso fazer uma reflexão sobre como eles estão sendo oferecidos. “A educação física e o esporte vão contribuir sendo um espaço de socialização entre os alunos onde, ao mesmo tempo em que estão sujeitos a esse sentido da prática, eles também contribuem para essa prática se modificar. O professor ou quem direciona o sentido da prática tem um papel determinante aí em direcionar como o esporte vai educar ou para que tipo de valores aquela atividade vai privilegiar que os alunos tenham mais contato para aprender”, explica.

O programa vai ao ar na Rádio USP nesta sexta (29), a partir das 12h, com reapresentação na quarta (4), às 21h, e no domingo (8), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.