II Jornada Vida e Carreira

Mudanças importantes ocorridas nas últimas décadas vêm alterando as formas de trabalho e de trabalhar, bem como as relações interpessoais, o modo de ser e conviver. Na área acadêmica, o quadro não é diferente, e isso se reflete no aumento do número de universitários e pós-graduandos em situação de estresse e ansiedade. Saber lidar com o futuro incerto e com os desafios para a construção da carreira constitui uma tarefa fundamental para as novas gerações.

Para refletir sobre as situações que se apresentam na vida universitária e algumas estratégias de acolhimento dos estudantes, será realizada no dia 10 de dezembro, a partir das 8h30, no Anfiteatro Ivo Torres da FEA-RP, a II Jornada Vida e Carreira. O evento vai discutir dados sobre adoecimento e saúde mental entre estudantes de graduação e pós-graduação, além de apresentar práticas de acolhimento realizadas em unidades do campus Ribeirão Preto da USP.

Entre as conferencistas estão a psicóloga da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Maria de Fátima Aveiro Colares e a responsável pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Manoela Ziebell de Oliveira. Também participam do evento representantes de programas de acolhimento desenvolvidos em unidades do campus Ribeirão Preto da USP, como a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e a Prefeitura do Campus.

A II Jornada Vida e Carreira é coordenada pela professora aposentada da FFCLRP-USP Lucy Leal Melo-Silva e realizada pelo Departamento de Psicologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia e pelas Comissões de Graduação e Pós-Graduação, todos ligados à FFCLRP-USP. O evento tem o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.