Simpósio on-line discute pesquisa em temas criminológicos

O Projeto SuCCESS e a Rede Euro-Sul-Americana de Criminologia promovem no dia 28 de fevereiro, às 10h (horário de Brasília), o Simpósio SuCCESS – Pesquisa em Temas Criminológicos. O evento, que será realizado exclusivamente on-line, tem a parceria do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, o Grupo de Estudos Interdisciplinar de Criminologia (Geicrim) da USP e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

Quatro palestrantes participam do debate. A vice-diretora do Centro de Criminologia da Universidad de Castilla-La Mancha, María Verónica Jimeno Jiménez, vai abordar os processos de vitimização na infância e o desenvolvimento de condutas antissociais na adolescência. O coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da USP, Luiz Guilherme Scorzafave, fará uma análise com dados longitudinais sobre vitimização e habilidades socioemocionais.

Já a integrante do grupo de pesquisa sobre desenvolvimento infantil e promoção da aprendizagem da Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, no México, Yeni Rocio Cruz Manrique, discute a vitimização escolar e a violência conjugal em adolescentes escolarizados. Por fim, a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (Gepdip) da USP, Marina Rezende Bazon, fala sobre a exposição de adolescentes de segmentos socialmente vulneráveis a experiências adversas tanto na família quanto na comunidade e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

A moderação será do coordenador da Rede Euro-Sul-Americana de Criminologia, Hugo Morales Cordova.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.