Mesa-redonda discute iniciativas de reflexão plural e diversa no ensino

A Rede Ciência, Artes, Educação e Sociedade (CienArtES), grupo de estudo ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove no dia 28 de julho, a partir das 14h30, a mesa-redonda virtual Desafios para Reflexões Pluriversais. O evento integra as atividades da 26th Brain Awareness Week e da X Semana Nacional do Cérebro.

O evento vai apresentar e discutir projetos que incentivam uma reflexão plural e diversa, raramente expressa devido à força da tradicional formatação rígida da estrutura pedagógica e de ensino. Participam a professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP Fabiana Maris Versuti, o professor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP Fábio Scorsolini-Comin e o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Norberto Garcia-Cairasco, que também é coordenador do evento. A moderação será do professor da FMRP-USP Valdes Bollela.

Na ocasião, serão lançados três e-books vinculados a esses projetos. O primeiro, Neurociência Crítica e Criativa nos Tempos da Pandemia de Covid-19, reúne a experiência de atividades remotas no contexto do início da pandemia realizadas por Garcia-Cairasco com estudantes da turma 68 do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da FMRP, todos eles participantes também de um projeto de saúde mental com a colaboração da biomédica Itiana Castro de Menezes.

Já os capítulos de Perspectivas de Atuação no Caos: Textos e Contextos faz uma demarcação dos tempos atuais, passando por temas como educação emocional, gênero e sexualidade, inclusão e empatia. Na segunda parte, são apresentadas experiências junto a escolas, como o próprio trabalho da Rede CienArtES. O e-book é de autoria de Deise Aparecida Peralta, Fabiana Maris Versuti, Harryson Junio Lessa Gonçalves e Rafael Lima Dalle Mulle.

Por fim, Quarentextos: Escritos Perenes e Intermitentes reúne crônicas, contos e poemas produzidos por integrantes da comunidade acadêmica ao longo da pandemia de covid-19. Os escritos tratam de aspectos associados a esse contexto e também reflexões sobre o amor, a morte, as relações familiares e a arte como uma resposta possível a todas essas intempéries. A organização é do professor Fabio Scorsolini-Comin.

O evento fará ainda uma homenagem póstuma ao professor emérito do IEA e da USP São Carlos Sérgio Mascarenhas de Oliveira, falecido no dia 31 de maio.

Mais informações: iearp@usp.br

Sobre a Rede CienArtES

O grupo de estudos Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, propõe discussões que consideram, de forma abrangente e democrática, saberes e aspectos da Ciência, Neurociência e Fisiologia Integrativas associadas às Artes, à Filosofia, à História e à Educação.

Suas atividades debatem interfaces relacionadas ao cérebro, suas funções e os conceitos de consciência, livre-arbítrio, moralidade, comportamento social, agressão, violência, tomada de decisões, entre outros. Além de eventos acadêmicos, suas ações envolvem divulgação científica, com destaque para a Semana Nacional do Cérebro, da qual Garcia-Cairasco é co-fundador, e atividades voltadas a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio.