Evento on-line discute soluções para melhoria dos índices de alfabetização

Para debater a alfabetização no Brasil atualmente, a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove no dia 15 de agosto, às 16h, um webinar sobre o tema.

O encontro vai discutir problemáticas urgentes para os índices de alfabetização no país avançarem, como a recuperação das aprendizagens afetadas pela pandemia, formação de professores e avaliação.

Os palestrantes serão a gerente-executiva da área de educação do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil Miskalo, o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) Daniel Santos e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Inep, Francisco Soares.

Inês vai abordar questões relacionadas à alfabetização, como a avaliação formativa, estratégias de intervenção com intencionalidade pedagógica, as diversas formas de letramento e experiências bem-sucedidas de alfabetização. Já Daniel discutirá a importância da educação infantil para o processo de alfabetização. Por fim, Francisco falará sobre a proposta da política de alfabetização do Ministério da Educação, intitulada Criança Alfabetizada, e fará uma análise das questões relacionadas à avaliação da alfabetização considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Sistema de Avaliação Básica (SAEB).

A mediação será feita pela titular da Cátedra, professora Maria Helena Guimarães de Castro.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna

A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, é uma parceria entre as duas organizações que tem como objetivo impulsionar o debate sobre o tema no Brasil. Ela irá fomentar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da Educação Básica e Superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo este conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho de políticas públicas. Para saber mais sobre as atividades, acesse a página da Cátedra.