Evento marca início de curso sobre letramento climático

O Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP, em parceria com o Programa Ribeirão -3°, e com o Centro Educacional Paulo Freire (CEPF) da Prefeitura de Ribeirão Preto, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promoveu nesta semana a aula de lançamento do curso “Letramento Climático para Educadores da Rede Municipal de Ensino”.

Com a participação da coordenadora do Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP e do gestor de Educação e Difusão do CRID, Flávio Martins, o evento discutiu a Agenda 2030 e a pauta civilizatória. Além disso, detalhou informações sobre o curso, que é exclusivo para professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, com o objetivo de integrar de maneira disciplinar e ativa a pauta da ação climática na formação desses profissionais. Segundo os organizadores, a perspectiva é também ampliar essa formação para outras redes, já que todos os encontros on-line ficarão gravados no canal do IEA-RP no YouTube.

O curso está dividido em quatro módulos. O primeiro é focado na ação climática e vai abordar os impactos das mudanças climáticas no contexto global, além dos acordos da ONU relacionados a isso. O segundo trará a perspectiva local da ação climática, com enfoque nas cidades e em discussões sobre assuntos como ecologia urbana e arborização. Já o terceiro vai se debruçar sobre competências e diálogos para a ação climática, detalhando, inclusive, como as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem se encaixar dentro do tema. Por fim, o curso vai mostrar recursos práticos para letramento climático, com possibilidades de aplicação desse conteúdo aos estudantes de forma prática.

Nessa aula de abertura, Caldana apresentou uma linha do tempo da ação climática, desde as primeiras discussões sobre o tema na ONU até os tempos atuais, com os impactos da pandemia de covid-19, da guerra na Ucrânia e do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), acordo com metas de corte de emissões de gás carbônico ainda maiores que as do Acordo de Paris.

Martins, que também é doutorando da FEA-RP e integrante do Programa Ribeirão -3°, explicou o que são a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele destacou que o desenvolvimento sustentável não está ligado apenas à questão ambiental, mas que o conceito central é a perspectiva intergeracional, ou seja, preservar os limites dos sistemas de suporte à vida do planeta para que as futuras gerações possam usufruir do mesmo planeta que temos hoje.

A aula completa está disponível neste link. Saiba mais sobre o curso aqui.

Veja na playlist abaixo os vídeos que já estão disponíveis do curso.