Conferência discute mineração de criptomoedas e transição energética

Conferência discute mineração de criptomoedas e transição energética

O Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 14 de junho, a partir das 19h, a conferência “Conectografia energética da China e mineração de criptomoedas: um paradoxo para a transição energética argentina”. O evento tem a parceria do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI).

A palestrante será a professora Laura Urrejola. Ela vai abordar o fenômeno transnacional do êxodo da mineração de criptomoedas, após a proibição dessa atividade em território chinês em setembro de 2021. Laura analisa também o caso argentino para demonstrar como os efeitos desse evento têm sido negligenciados nos debates sobre segurança energética, sustentabilidade e impacto socioambiental nos Estados sul-americanos.

Laura Urrejola é geógrafa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da UnB. Tem experiência de 23 anos em análise de viabilidade ambiental, de empreendimentos de infraestrutura, com ênfase no setor elétrico, atuando principalmente em gestão de licenciamentos ambientais no âmbito federal. Seu tema de pesquisa é a  inserção internacional da China por meio da implantação de infraestrutura (modais logística, setor elétrico, telecom e espacial) na Panamazonia, Patagônia e Antártica.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

O Grupo de Estudo Direito e Tecnologia (Tech Law) tem como objetivo principal o estudo interdisciplinar de temas que envolvem áreas de Direito e da Ciência da Computação, bem como analisar as características e os desafios da sociedade informacional. Para saber mais, acesse a página do grupo.

Para saber mais sobre outros eventos realizados ou apoiados pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso canal no Telegram ou entre em nosso grupo no Whatsapp.

VOCÊ PODE GOSTAR ...