Terrorismo Global: dinâmicas de uma epidemia que se espalha pelo mundo

O professor Emilio Viano, do Washington College of Law, American University, Estados Unidos, realizará, no dia 1 de outubro, às 14h30, a palestra “Terrorismo Global: dinâmicas de uma epidemia que se espalha pelo mundo”, no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).

Viano abordará em sua exposição as diversas formas de terrorismo no mundo e sua trajetória histórica, enfatizando as atividades de grupos de extremistas religiosos. O professor irá discorrer também sobre as condições que promovem esse tipo de terrorismo, a mentalidade dos indivíduos que compõem esses grupos, assim como a ideologia que os impulsionam.

A palestra é organizada pelas professoras Marina Rezende Bazon e Ruth Estevão, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP) e uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisa em desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) do departamento de psicologia da FFCLRP, com o apoio técnico do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

Emilio Viano: professor catedrático, Department of Justice, Law and Criminology; professor adjunto, Washington College of Law, presidente da Sociedade Internacional de Criminologia; Membro do conselho diretivo da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), Fundação Internacional Penal e Penitenciária e da Sociedade Internacional da Defesa Social.