Cátedra da USP apoia formação de coordenadores pedagógicos no MS

A secretária adjunta de Educação do MS, Dione Hashioka, o governador do MS Eduardo Riedel, a diretora-presidente da Fadeb, Maria Cecilia Amendola da Motta, o secretário de Educação do MS Helio Daher e o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos

Ao dominar o uso de novas ferramentas e práticas pedagógicas e utilizar de forma estratégica os dados e indicadores de uma escola, o coordenador pedagógico pode orientar o desenvolvimento de professores de modo a conquistar melhorias importantes no ensino e na aprendizagem dos estudantes. Esse foi um dos motivos que levou a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, a apoiar pela primeira vez uma formação totalmente voltada para coordenadores pedagógicos.

A iniciativa foi implementada em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (Fadeb) ao longo do primeiro semestre de 2024, e será concluída em junho, com a apresentação de um estudo de caso de cada um dos cerca de 800 participantes. “Sabemos que a coordenação pedagógica, em conjunto com a direção, é um fator fundamental para alcançar resultados na aprendizagem, por isso já tínhamos a intenção de oferecer um curso voltado para esse profissional. Estamos felizes por ter surgido a oportunidade junto a uma parceria tão especial como a Fadeb”, afirmou o titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos.

“Quando os educadores da rede são informados de que a iniciativa é em parceria com a Cátedra, já sabem que vai ser um evento de qualidade e isso estimula a participação. As parcerias são importantes para a troca de conhecimentos e o espírito de colaboração resulta em maior acesso a recursos que podem fazer toda a diferença no cotidiano escolar”, avaliou Graciele Coimbra, da equipe de Gerências de Projetos da Fadeb. Segundo ela, para que o coordenador pedagógico possa apoiar o corpo docente da escola, ele precisa conhecer bem os indicadores da organização e as práticas pedagógicas ou tecnologias educacionais.

Por isso, todos os coordenadores da rede estadual e das redes municipais de Mato Grosso do Sul receberam o convite para participar do Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores, contando também com apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime-MS) para oficializar o convite a todas as secretarias municipais de educação. A adesão ao curso foi voluntária, e a equipe celebra o fato de ter recebido inscrições de profissionais em mais de 60 municípios.

Desenho da formação

Entre os objetivos do Ciclo de Seminários está o de contribuir para levar visões inovadoras a cada unidade escolar, de modo a promover um movimento de melhoria do clima escolar e da aprendizagem. Para isso, os encontros buscaram compartilhar experiências exitosas e caminhos possíveis ao mesmo tempo em que promoveram debates sobre novos temas, como equidade, liderança transformacional, competências capazes de integrar a educação com os desafios da contemporaneidade, entre outros.

O seminário de abertura foi presencial, e contou com uma apresentação de Mozart Neves Ramos e da presidente da Fadeb, Cecilia Motta, que abordaram as principais diretrizes e legislações educacionais que embasam o processo pedagógico. Depois, uma série de seminários assíncronos ficaram disponíveis para acesso online na plataforma da Fadeb, com apresentações sobre temas variados como o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a análise de dados de avaliações externas e internas e do fluxo de evasão e repetência, a proposição de estratégias de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e a implementação de uma política de formação continuada de professores, fundamentada em evidências, teorias educacionais e práticas exitosas.

Durante a participação no curso, os coordenadores são convidados a produzir um resumo executivo, sintetizando as aprendizagens de cada módulo e compartilhando ideias sobre como levar esse conhecimento para a realidade local de cada um. “Desse modo, além de refletir sobre o conteúdo de cada palestra, também estimulamos que o coordenador pedagógico faça uma boa conexão entre o embasamento teórico e as situações vivenciadas no cotidiano escolar”, explicou Graciele.

O último seminário também será presencial, em 10 de junho, e contará novamente com a participação do titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, que vai abordar a importância das competências socioemocionais, das relações interpessoais e da proposição de estratégias de desenvolvimento integral para os estudantes.