Uso da inteligência artificial pelo Poder Judiciário é tema de webinar

Regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça no final de 2020, o uso de inteligência artificial no Poder Judiciário pode agilizar o andamento de processos e também contribuir com a transparência e o acesso à informação pela sociedade. Para discutir a importância dessa tecnologia e sua utilização, o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia – Tech Law do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP promove no dia 7 de junho, a partir das 18h30, o webinar “Inteligência Artificial e o Poder Judiciário”.

No evento, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) Fabiano Hartmann Peixoto vai abordar sua experiência no tema e também à frente de projetos de inteligência artificial para o Poder Judiciário. Entre outras iniciativas, Hartmann é coordenador do Projeto Victor, que utiliza aprendizado de máquina aplicado a processos do Supremo Tribunal Federal (STF) em fase de classificação temática de repercussão geral. Ele foi qualificado pelo órgão como o maior projeto de inovação e inteligência artificial do judiciário brasileiro e da administração pública.

Também participam da discussão as professoras Cíntia Rosa Pereira de Lima e Cristina Godoy Bernardo de Oliveira, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, e o professor Evandro Ruiz Seron, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Eles integram o Grupo Tech Law do IEA-RP.

Sobre o palestrante

Fabiano Hartmann Peixoto é professor da Faculdade Direito da UnB, do Mestrado Acadêmico e Profissional e do Doutorado em Direito da UnB. Doutor em Direito pela UnB, fez estágio pós-doutoral pela FLACSO em Inteligência Artificial (IA). É líder do Grupo de Pesquisa DR.IA e coordenador dos projetos Victor (STF/UnB), Mandamus (TJRR/UnB), Julia (Jurix/UnB) e Confia (UnB). Também é membro da Associação Ibero-americana de Direito e Inteligência Artificial (AID-IA) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB.

Sobre o Tech Law

O Grupo de Estudo “Direito e Tecnologia” (Tech Law) tem como objetivo principal o estudo interdisciplinar de temas que envolvem áreas de Direito e da Ciência da Computação, bem como analisar as características e os desafios da sociedade informacional.

Para saber mais, acesse a página do grupo.