Pesquisadoras reforçam segurança de vacinas contra a covid-19

Apesar da vacinação contra a covid-19 já estar demonstrando bons resultados na redução da mortalidade de pessoas mais idosas, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança dessas vacinas. Outro ponto que também provoca questionamentos é a ausência das crianças e adolescentes nos testes iniciais dos imunizantes. Para discutir esses e outros tópicos, o USP Analisa segue exibindo um especial sobre o tema e conversa nesta semana com a professora universitária e apresentadora do podcast Escuta a Ciência! Letícia Sarturi Pereira e a biomédica e pós-doutoranda pelo Princess Margaret Cancer Centre de Toronto, no Canadá, Isabela Martins Gonzaga, que também é idealizadora do projeto de divulgação científica Pretty Much Science.

Isabela destaca a segurança dos imunizantes, que passam por um cuidadoso processo de liberação para uso. Ela ressalta, porém, que ainda é preciso entender vários pontos sobre eles no médio e longo prazo, como o padrão de proteção e a eficácia na redução de casos.

“Durante a vacinação, a gente consegue pegar diferentes faixas etárias que estão expostas a essa nova vacina e avaliar o padrão de proteção em cada uma delas. Isso é muito importante para que a gente mantenha um plano de vacinação ao longo do tempo. A gente também precisa avaliar por quanto tempo a vacina é capaz de oferecer proteção. Todos os estudos clínicos vigentes hoje acompanham os voluntários por pelo menos dois anos. Isso também é importante para saber por quanto tempo as vacinas são eficazes para manter os casos reduzidos ou se é preciso desenvolver novas vacinas ou variações dessas vacinas e a gente faça vacinações periódicas, como é no caso da gripe”, explica ela.

Segundo Letícia, as vacinas existentes não foram testadas em crianças e adolescentes porque essa faixa etária apresentava uma resistência maior ao vírus no início da pandemia e também devido à existência de um grupo padrão comumente usado nos estudos, entre 18 e 65 anos.

“A gente pega quem é mais prioritário nesse momento, a faixa etária usada na maior parte dos estudos, para ter então um padrão de vacinas. Liberado esse padrão, a gente começa a fazer teste em grupos secundários. A Moderna, por exemplo, em dezembro já anunciou que estava iniciando testes com crianças e adolescentes”, diz ela.

A entrevista vai ao ar nesta quarta (24), a partir das 18h05, com reapresentação no domingo (28), às 11h30. O programa também pode ser ouvido pelas plataformas de áudio iTunes e Spotify

O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o programa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.