Parlamento representa população na região metropolitana

Assim como um município, a região metropolitana também tem um conjunto de vereadores para discutir assuntos relevantes e levar propostas ao poder executivo. Trata-se do parlamento metropolitano, que será o tema do quinto episódio da série especial do USP Analisa sobre regiões metropolitanas.

O vice-presidente do Parlamento Metropolitano da região de Ribeirão Preto e vereador de Tambaú Luiz Fernando Viana Neves explica que esse instrumento é uma forma de representar as demandas da população e também de troca de experiências entre os vereadores. “Sabemos que pensar dentro da nossa cidade é uma coisa, eu consigo ver o que os meus olhos me permitem ali. Agora pensar macro, pensar região metropolitana, é como se estivéssemos olhando de cima, nós ganhamos olhos de águia, começamos a ver o macro. E vendo o macro, a nossa percepção e a nossa ação, posteriormente, são muito melhores”.

Embora a Região Metropolitana de Ribeirão Preto tenha 34 municípios, no parlamento estão representados ainda outros dois, Taquaritinga e Catanduva. “O parlamento comporta mais vereadores, mais câmaras, uma vez que, como ele não tem poder de execução, isso não vai impactar no orçamento da região metropolitana, então cabe sim a abertura. O ganho, é sem dúvida, recíproco: ganham essas duas cidades, que estão levando as boas ideias, boas experiências, e ganha também o parlamento, que vai ter de fora um novo olhar”, explica Neves.

O programa vai ao ar na Rádio USP nesta sexta (14), a partir das 11h30, com reapresentação na quarta (19), às 21h, e no domingo (23), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.