Literacia, informação em saúde e populações vulneráveis são tema de evento on-line

Literacia, informação em saúde e populações vulneráveis são tema de evento on-line

O Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com Foco em Populações Vulneráveis (Confluencia) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 9 de dezembro, às 9h (horário de Brasília), o quarto e último evento da série “Confluencia Sessions” em 2025, que vai discutir a relação entre literacia, informação em saúde e populações vulneráveis.  

O evento será exclusivamente on-line, em inglês e sem tradução simultânea. A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Espectadores que preencherem o formulário disponibilizado no chat durante a transmissão receberão certificado de participação.

A palestrante será a docente da Escola de Informação, Jornalismo e Comunicação da Universidade Sheffield Pamela McKinney. Ela tem mestrado em Gestão da Informação e doutorado em Aprendizagem Baseada em Investigação pela Universidade de Sheffield e sua pesquisa se concentra na pedagogia para a literacia informacional, em particular na relação entre a aprendizagem baseada em investigação e a literacia informacional.

A coordenadora do Grupo Confluencia, Maria Cristiane Barbosa Galvão, fará a abertura e a professora da Lisbon School of Health Technology Maria da Luz Antunes, o encerramento. A moderação é da docente da Universidade Federal de São Carlos Ariadne Chloë Mary Furnival.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

O Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis reúne cientistas, profissionais, estudantes, instituições e representantes da comunidade preocupados com o acesso à informação de qualidade a populações vulneráveis por meio das tecnologias da informação e comunicação que forem adequadas e necessárias a cada contexto. Seus objetivos abarcam o estudo do ecossistema da informação em saúde, incluindo a produção, a busca, a seleção, a disseminação e o uso da informação em saúde com foco na população, dando prioridade às pessoas que enfrentam desvantagens sociais, econômicas ou ambientais, como pessoas em situação de pobreza, crianças, idosos, populações indígenas, imigrantes, refugiados, pacientes com condições crônicas e doenças raras, e pessoas que enfrentam situações adversas decorrentes de condições culturais, sociais, econômicas ou geográficas. Saiba mais sobre as atividades do grupo neste link.

VOCÊ PODE GOSTAR ...