Conferência on-line discute práticas de abordagem policial em países europeus

Conhecidas internacionalmente como práticas de stop and search, as abordagens policiais a cidadãos, que envolvem identificação e eventualmente revista, têm gerado intensa discussão em diversas sociedades e um crescente interesse como objeto de estudo pela comunidade científica internacional. Para debater essas práticas, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa promovem no dia 3 de fevereiro, a partir das 14h, a conferência on-line “As práticas policiais de stop and search: desenvolvimentos teórico-empíricos”.

A palestrante será a professora assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Porto, Portugal, Josefina Castro. Ela vai abordar as principais linhas de investigação teórico-empírica desenvolvidas a respeito dos usos, regulação e eficácia das práticas de stop and search e sobre o conhecimento produzido pela comunidade científica sobre o tema, em particular nos países europeus.

Josefina Castro é mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). Integra o Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia da FDUP – Crime, Justiça e Segurança (CJS) e é membro colaborador do Grupo de Investigação Direito Penal e Criminologia do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da Universidade Lusíada (CEJEA). Participa em diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, nas áreas de delinquência e justiça juvenil, mediação e justiça restaurativa, governança da segurança e policiamento.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br

Sobre o Grupo de Pesquisa

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.