Atividades Físicas e Tecnologia: Propostas para uma infância mais saudável

Atualmente é indiscutível o avanço do sedentarismo e as mazelas que o acompanham, sendo que esse aumento, de certa forma, está relacionado ao progresso tecnológico.

As mesmas tecnologias que contribuem para a melhora da qualidade de vida, também podem prejudicá-la, na medida em que, diminui, sobremaneira, as possibilidades de movimento do ser humano, casos que podem ser facilmente visualizados com o uso de controles remotos, elevadores, escadas rolantes e o tempo gasto à frente da televisão e de videogames, tanto por parte de adultos quanto de crianças e adolescentes.

Preocupada com a repercussão desse cenário para a comercialização de seus produtos, a indústria de videogames começou a investir em jogos interativos, surgindo alguns modelos interessantes que passaram a agregar o jogo com o movimento, conhecidos como Exergames.

Neste contexto, o professor Hugo Tourinho Filho, docente da Escola de Educação Física e Esporte da USP Ribeirão Preto, irá palestrar sobre a possibilidade de utilizar essas novas ferramentas de tecnologia interativa virtual como forma de desenvolver o hábito da prática de exercícios físicos entre crianças e adolescentes.

Prof. Dr. Hugo Tourinho Filho: Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Passo Fundo e de Diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo. Exerceu também a função de Coordenador do curso de Educação Física da Universidade de Passo Fundo, onde foi professor titular da disciplina Treinamento Esportivo e professor do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Envelhecimento Humano. Atualmente é docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto (EEFERP-USP).