Reclusão e reinserção social de mulheres em Portugal é tema de conferência on-line

Reclusão e reinserção social de mulheres em portugal é tema de conferência on-line

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa, realiza no dia 30 de outubro, a partir das 15h, a conferência on-line “Grades (In)Visíveis: Prisão e Reentrada de Mulheres em Portugal”. O evento integra o ciclo de conferências promovido pelas duas instituições desde 2022.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário disponibilizado no chat das ferramentas durante a transmissão.

A palestrante será a professora associada na University of Warwick Silvia Gomes. Ela vai analisar os obstáculos estruturais, institucionais e pessoais que moldam a reentrada de mulheres em Portugal. A apresentação é baseada em um estudo qualitativo longitudinal com entrevistas realizadas durante e após a reclusão, explorando três dimensões em particular: as percepções sobre a prisão e os serviços de reinserção social, os desafios enfrentados durante e após a reclusão.

Os resultados desse estudo mostram que desigualdades estruturais, a violência e o encarceramento se interseccionam, mantendo as mulheres em um regime contínuo de punição baseada em uma dimensão de gênero, composto por grades visíveis e invisíveis. A conferência convida à reflexão sobre formas de promover justiça social a partir de uma perspectiva feminista e anticarcerária.

Silvia Gomes é professora associada no Departamento de Sociologia da University of Warwick, no Reino Unido, e co-coordenadora da Secção Temática de Sociologia do Direito e da Justiça da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Suas principais áreas de investigação são estudos prisionais, crime e desigualdades sociais, abordagens interseccionais (com recortes de classe social, gênero, raça e etnia), crime e mídia e, mais recentemente, estudos de reentrada, reincidência e desistência criminal.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo
O Grupo de Pesquisa Criminologia Experimental e Segurança Pública propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais sobre o grupo e suas atividades neste link.

VOCÊ PODE GOSTAR ...