No dia 25 de novembro, às 14 horas, ocorrerá o “I Seminário de Estimulação Multissensorial: Experiências Multidisciplinares com o Método Snoezelen”. A atividade será realizada no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).
O foco da estimulação multissensorial está nas capacidades sensoriais do indivíduo, tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, e na busca da integração destas com o meio externo, estimulando a cognição, atenção, curiosidade, e favorecendo a percepção de causa e efeito.
A Estimulação Multissensorial Snoezelen (MSE na sigla em inglês) integra os sentidos por meio de um ambiente controlado com estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinados com música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas, visando o desenvolvimento das habilidades sociais e a regulação emocional e do humor.
Atualmente, o MSE tem sito usado em clínicas e hospitais que atendem crianças e adultos com autismo, com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, crianças com problemas de desenvolvimento, e também com adultos e idosos com depressão, demência e outras condições.