Uma das iniciativas de maior impacto no tratamento do diabete tipo 1 é desenvolvida na Unidade de Terapia Celular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em colaboração com o Centro de Terapia Celular (CTC).
Para aprofundar a discussão do tema, o CTC realiza em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) o seminário Terapia Celular no diabete melito: onde estamos?
Maria Carolina de Oliveira Rodrigues: Médica formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), especialista em reumatologia. Especializou-se em transplante de células tronco hematopoéticas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP. Desde 2013, é professora doutora da Divisão de Imunologia Clínica, Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.
Carlos Eduardo Barra Couri: Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Juiz de Fora, especializado em Endocrinologia na USP. Pesquisador clínico da Unidade de Terapia de células estaminais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Responsável pelo manejo clínico de protocolos de pesquisa envolvendo terapia com células-tronco em humanos com diabetes mellitus.


